Usiminas

Criada em 2003, pelo Instituto Cultural Usiminas, a Ação Educativa oferece atividades de arte-educação de qualidade para escolas e famílias, contribuindo para a formação de milhares de pessoas do Vale do Aço. O alcance das suas atividades vem sendo ampliado com novidades para atender às diferentes demandas do público. As atrações desenvolvidas ao longo do ano visam despertar a criatividade, trabalhar conceitos e facilitar a relação das pessoas com o universo das artes.

Em 2017 mais de 28 mil pessoas, de 34 cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, além de outras regiões do estado de Minas Gerais, participaram da programação. Foram 159 instituições diferentes, dentre escolas públicas e privadas, universidades, grupos portadores de necessidades especiais, creches, grupos de 3ª idade e outras instituições sociais, que participaram das atividades oferecidas pelo Instituto em seu programa educativo no ano.

Apresentamos a programação educativa do primeiro semestre de 2018, com diversas atrações que se colocam como pontes de acesso à arte e cultura, em suas diversas linguagens.

Todas as atividades são realizadas pelo Instituto Cultural Usiminas e contam com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Te esperamos nesta jornada!

 

Série Espetáculos Didáticos: apresentações de espetáculos de qualidade, que trabalham as mais diversas linguagens artísticas.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Conhecendo a Usiminas: visita à área da Usiminas, guiada por contação de história, com o objetivo de apresentar de maneira criativa o processo de produção do aço. A atividade será seguida de oficina de pintura com agregado siderúrgico.

Aventura no Viveiro: passeio pelo Viveiro de Mudas da Usiminas, por meio de contação de história, que vai abordar a importância da preservação do meio ambiente.

Conhecendo a Usiminas Mecânica: por meio de contação de histórias, uma visita interativa apresenta a transformação do minério de ferro em aço. Após a visita, os alunos irão participar de uma oficina de pintura.

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas guiadas pelos mediadores da equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.



 
 
 
Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores: o programa oferece cursos e oficinas de artes visuais, teatro, dança, música e literatura, voltados à prática de professores e arte-educadores.



 
 
Biblioteca Central de Ideias: um espaço aberto ao público, que oferece o empréstimo de livros e acesso à internet para toda a comunidade, tudo isso de forma gratuita.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.


Série Espetáculos Didáticos: apresentações gratuitas de espetáculos de qualidade para as famílias.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas guiadas pelos mediadores da equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições
com a experiência de vida dos participantes.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura.

Arte em Família: vivências artísticas e ateliês práticos direcionados às famílias. Um momento de diversão e aprendizado para adultos e crianças.


11º Salão do Livro Vale do Aço: aborda a literatura de forma lúdica através de sua grade de programação cultural, composta por oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, além da Feira de Livros com as principais editoras e distribuidoras nacionais.

Curso de Artes Visuais: o curso vai estimular a criatividade, por meio de reflexões e práticas de uso de imagens nas artes visuais, através de técnicas e materiais diversos.

Projeto a História Vai ao Cinema: consiste na exibição de cinema de media e curta metragens, direcionada para a comunidade escolar do ensino fundamental, médio e superior.