Usiminas

Apresentamos, a seguir, a programação do segundo semestre da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. Aqui você encontrará uma série de atividades que visam aproximar, ainda mais, a arte da educação. Queremos ser parceiros na transformação social da nossa comunidade por meio de ações que contribuam para a formação das pessoas, troca de conhecimentos, despertar da criatividade e da curiosidade.

De janeiro a junho deste ano, a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas somou um público de 23 mil pessoas e a participação de 135 escolas do Colar Metropolitano do Vale do Aço por meio de atividades de formação para estudantes, arte-educadores, leitores e para a família.

Nesta nova jornada de atividades culturais e educativas que se inicia, convidamos a todos a navegar pelas páginas seguintes e se programar para, juntos, vivenciamos experiências criativas.

Esperamos você!

ae2Para estudantes
Atividades que promovem o contato de estudantes de todas as faixas etárias com as diferentes manifestações e linguagens artísticas. A programação para os estudantes oferece:

Série Espetáculos Didáticos: apresentações de espetáculos de qualidade que trabalham as mais diversas linguagens artísticas.

Conhecendo a Usiminas: visita à área da Usiminas, em Ipatinga (MG), guiada por contação de história, para mostrar de maneira criativa o processo de produção do aço. A visita é seguida de oficina de pintura com agregado siderúrgico.

Aventura no Viveiro: passeio pelo Viveiro de Mudas da Usiminas, em Ipatinga (MG), por meio de contação de história, que vai abordar a importância da preservação do meio ambiente..

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas guiadas às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideiasmomento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.

 

 

Para professores
Atividade de experimentação e formação nas diferentes linguagens artísticas. Integra esta programação:

Programa de Formação de Professores e Arte Educadoreso programa oferece cursos e oficinas de artes visuais, teatro, dança, música e literatura voltados à prática de professores e arte-educadores.

ae3

Para leitores

Atividades diversificadas para interessados em literatura. O objetivo é despertar novos olhares e formar novos leitores. Compõem este programa:

Biblioteca Central de Ideias: um espaço aberto ao público que oferece o empréstimo de livros e acesso à internet para toda a comunidade, tudo isso de forma gratuita.

Contação de histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.

Para a família

Atividades que estimulam os participantes a desfrutar de experiências artísticas e culturais de forma lúdica, leve e criativa. O programa oferece:

Série Espetáculos Didáticos: apresentações gratuitas de espetáculos de qualidade para as famílias.

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas mediadas pela equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Contação de histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.

Arte em Família: vivências artísticas e ateliês práticos direcionados às famílias. Um momento de diversão e aprendizado para adultos e crianças.

Programação especial

Festival Internacional de Curtasexibição de filmes nacionais e internacionais com o objetivo de difundir as produções que estão fora do circuito comercial dos cinemas.

ae4

Clique aqui e confira a programação
do 2º semestre/2017

Facebook do Instituto Cultural Usiminas

Clique para ver a Ação Educativa 2016