Usiminas

O acesso à cultura e ao esporte são fatores fundamentais na construção da cidadania e um pilar sustentador de transformações relevantes em nossa sociedade. Com essa visão, desde 1993 o Instituto Cultural Usiminas vem atuando no apoio e fomento a projetos ligados a essas duas atividades nas regiões onde a Usiminas está presente.

Uma das maiores incentivadoras em cultura e esporte de Minas Gerais, as empresas Usiminas já investiram R$284 milhões, gerindo mais de 2.100 projetos incentivados, todos com a gestão do Instituto e por intermédio das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte. A relação da Usiminas com a arte vem de longa data e consolida a participação da empresa no desenvolvimento das comunidades onde atua e na formação daqueles que participam deste sistema.

O Instituto Cultural Usiminas tem a missão de sistematizar e gerir os investimentos das empresas Usiminas em cultura e esporte, assim como definir e planejar a sua política cultural e linhas de atuação. Sua ação baseia-se no tripé inclusão, formação e desenvolvimento humano. Com essa responsabilidade em mãos, o Instituto direciona seus investimentos para ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor.

O Instituto Cultural Usiminas acredita e apoia os processos de participação social e democratização da cultura, esporte e o desenvolvimento sociocultural.

O Instituto Cultural Usiminas é responsável por assegurar que os investimentos das empresas Usiminas contribuam para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da cultura e esporte. Para isso, a empresa investe em projetos enquadrados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Leis Estaduais de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e de São Paulo (PROAC) e em projetos esportivos enquadrados nas Leis Federal e Estadual (MG/SP) de Incentivo ao Esporte. A aprovação destes projetos se dá a partir da política de patrocínio cultural da Usiminas, criada e executada pelo Instituto Cultural Usiminas, que privilegia o investimento em formação, inclusão e desenvolvimento social.

Além do patrocínio de projetos culturais e esportivos, o Instituto Cultural Usiminas é responsável por gerir seus espaços culturais em Ipatinga/MG, Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, desenvolver programas e elaborar projetos próprios.

Conheça os mecanismos de incentivo ao esporte e à cultura utilizados pelo Instituto Cultural Usiminas para patrocínios:

:: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
:: Programa de Ação Cultural – ProAC – São Paulo
:: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
:: Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte – Minas Gerais
:: Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
:: Lei de Incentivo ao Esporte - Federal

PATROCÍNIOS

O Instituto Cultural Usiminas é responsável pela gestão dos investimentos da Usiminas em cultura, esporte e social, por meio das Leis de Incentivo Estadual e Federal. Conheça as diretrizes da política de patrocínio da Usiminas, que conduz a avaliação dos projetos e os projetos patrocinados.

POLÍTICA DE PATROCÍNIOS USIMINAS

PROJETOS PATROCINADOS

Em 2017 as empresas Usiminas patrocinaram 46 projetos por meio das leis de incentivo à cultura, esporte e social, são eles:

PROJETOS PATROCINADOS EM 2017
PROJETOS PATROCINADOS EM 2016

Criada em 2003, pelo Instituto Cultural Usiminas, a Ação Educativa oferece atividades de arte-educação de qualidade para escolas e famílias, contribuindo para a formação de milhares de pessoas do Vale do Aço. O alcance das suas atividades vem sendo ampliado com novidades para atender às diferentes demandas do público. As atrações desenvolvidas ao longo do ano visam despertar a criatividade, trabalhar conceitos e facilitar a relação das pessoas com o universo das artes.

Em 2017 mais de 28 mil pessoas, de 34 cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, além de outras regiões do estado de Minas Gerais, participaram da programação. Foram 159 instituições diferentes, dentre escolas públicas e privadas, universidades, grupos portadores de necessidades especiais, creches, grupos de 3ª idade e outras instituições sociais, que participaram das atividades oferecidas pelo Instituto em seu programa educativo no ano.

Apresentamos a programação educativa do primeiro semestre de 2018, com diversas atrações que se colocam como pontes de acesso à arte e cultura, em suas diversas linguagens.

Todas as atividades são realizadas pelo Instituto Cultural Usiminas e contam com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Te esperamos nesta jornada!

 

Série Espetáculos Didáticos: apresentações de espetáculos de qualidade, que trabalham as mais diversas linguagens artísticas.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Conhecendo a Usiminas: visita à área da Usiminas, guiada por contação de história, com o objetivo de apresentar de maneira criativa o processo de produção do aço. A atividade será seguida de oficina de pintura com agregado siderúrgico.

Aventura no Viveiro: passeio pelo Viveiro de Mudas da Usiminas, por meio de contação de história, que vai abordar a importância da preservação do meio ambiente.

Conhecendo a Usiminas Mecânica: por meio de contação de histórias, uma visita interativa apresenta a transformação do minério de ferro em aço. Após a visita, os alunos irão participar de uma oficina de pintura.

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas guiadas pelos mediadores da equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.



 
 
 
Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores: o programa oferece cursos e oficinas de artes visuais, teatro, dança, música e literatura, voltados à prática de professores e arte-educadores.



 
 
Biblioteca Central de Ideias: um espaço aberto ao público, que oferece o empréstimo de livros e acesso à internet para toda a comunidade, tudo isso de forma gratuita.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura, em uma visita interativa neste espaço.


Série Espetáculos Didáticos: apresentações gratuitas de espetáculos de qualidade para as famílias.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Visitas Orientadas às Exposições de Arte: visitas guiadas pelos mediadores da equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz no Centro Cultural Usiminas. As visitas buscam relacionar os temas das exposições
com a experiência de vida dos participantes.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado sobre o vasto universo da literatura.

Arte em Família: vivências artísticas e ateliês práticos direcionados às famílias. Um momento de diversão e aprendizado para adultos e crianças.


11º Salão do Livro Vale do Aço: aborda a literatura de forma lúdica através de sua grade de programação cultural, composta por oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, além da Feira de Livros com as principais editoras e distribuidoras nacionais.

Curso de Artes Visuais: o curso vai estimular a criatividade, por meio de reflexões e práticas de uso de imagens nas artes visuais, através de técnicas e materiais diversos.

Projeto a História Vai ao Cinema: consiste na exibição de cinema de media e curta metragens, direcionada para a comunidade escolar do ensino fundamental, médio e superior.




 :: Centro Cultural Usiminas – Ipatinga

Av. Pedro Linhares Gomes, 3900
Shopping do Vale do Aço
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35160-290
Tel: (31) 3822-2215

 :: Teatro Zélia Olguin –  Ipatinga

Av. Itália, 1890 – Cariru
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35.160-114
Tel.: (31) 3825-1670

 :: Instituto Cultural Usiminas – Belo Horizonte

R. Professor José Vieira de Mendonça, 3011 5º andar – Bairro Engenho Nogueira
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP: 31310-260
Tel: (31) 3499-8921
Fax: (31) 3499-8923

 :: Instituto Cultural Usiminas – São Paulo e Baixada Santista

Usina José Bonifácio de Andrada e Silva
Estrada de Piaçaguera, km 6 – s/n
Vila das Indústrias
Cubatão – São Paulo
CEP: 11573-900
Tel: (13) 3362-2976