O Instituto | Instituto Cultural Usiminas

Usiminas

O acesso à cultura e ao esporte são fatores fundamentais na construção da cidadania e um pilar sustentador de transformações relevantes em nossa sociedade. Com essa visão, desde 1993 o Instituto Cultural Usiminas vem atuando no apoio e fomento a projetos ligados a essas duas atividades nas regiões onde a Usiminas está presente.

Uma das maiores incentivadoras em cultura e esporte de Minas Gerais, as empresas Usiminas já investiram R$284 milhões, gerindo mais de 2.100 projetos incentivados, todos com a gestão do Instituto e por intermédio das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte. A relação da Usiminas com a arte vem de longa data e consolida a participação da empresa no desenvolvimento das comunidades onde atua e na formação daqueles que participam deste sistema.

O Instituto Cultural Usiminas tem a missão de sistematizar e gerir os investimentos das empresas Usiminas em cultura e esporte, assim como definir e planejar a sua política cultural e linhas de atuação. Sua ação baseia-se no tripé inclusão, formação e desenvolvimento humano. Com essa responsabilidade em mãos, o Instituto direciona seus investimentos para ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor.

O Instituto Cultural Usiminas acredita e apoia os processos de participação social e democratização da cultura, esporte e o desenvolvimento sociocultural.

O Instituto Cultural Usiminas é responsável por assegurar que os investimentos das empresas Usiminas contribuam para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da cultura e esporte. Para isso, a empresa investe em projetos enquadrados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, Leis Estaduais de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e de São Paulo (PROAC) e em projetos esportivos enquadrados nas Leis Federal e Estadual (MG/SP) de Incentivo ao Esporte. A aprovação destes projetos se dá a partir da política de patrocínio cultural da Usiminas, criada e executada pelo Instituto Cultural Usiminas, que privilegia o investimento em formação, inclusão e desenvolvimento social.

Além do patrocínio de projetos culturais e esportivos, o Instituto Cultural Usiminas é responsável por gerir seus espaços culturais em Ipatinga/MG, Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, desenvolver programas e elaborar projetos próprios.

Conheça os mecanismos de incentivo ao esporte e à cultura utilizados pelo Instituto Cultural Usiminas para patrocínios:

:: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
:: Programa de Ação Cultural – ProAC – São Paulo
:: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
:: Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte – Minas Gerais
:: Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
:: Lei de Incentivo ao Esporte - Federal

PATROCÍNIOS

O Instituto Cultural Usiminas é responsável pela gestão dos investimentos da Usiminas em cultura, esporte e social, por meio das Leis de Incentivo Estadual e Federal. Conheça as diretrizes da política de patrocínio da Usiminas, que conduz a avaliação dos projetos e os projetos patrocinados.

POLÍTICA DE PATROCÍNIOS USIMINAS

PROJETOS PATROCINADOS

Em 2017 as empresas Usiminas patrocinaram 46 projetos por meio das leis de incentivo à cultura, esporte e social, são eles:

PROJETOS PATROCINADOS EM 2017
PROJETOS PATROCINADOS EM 2016

Convidamos você a embarcar em uma jornada cheia de conhecimento com a programação do segundo semestre de 2018 da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas.

Apresentamos a seguir uma série de atividades que visam promover a integração de áreas e linguagens como arte, cultura, educação e meio ambiente. Queremos ser parceiros na transformação social da nossa comunidade por meio de ações que contribuam para a formação das pessoas, troca de conhecimentos, despertar da criatividade e da curiosidade.

De janeiro a junho deste ano, a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas somou um público de 24 mil pessoas entre estudantes, professores e famílias e contou com a participação de 144 escolas do Colar Metropolitano do Vale do Aço em atividades direcionadas.

Neste novo roteiro que se inicia, convidamos a todos a navegar pelas páginas seguintes e se programar para, juntos, vivenciarmos experiências criativas.

Esperamos você!

Série Espetáculos Didáticos: apresentações de espetáculos de qualidade que trabalham as mais diversas linguagens artísticas.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Programa de Formação de Professores e Arte Educadores: o programa oferece cursos e oficinas de artes visuais, teatro, dança, música e literatura voltados à prática de professores e arte-educadores.

Conhecendo a Usiminas Mecânica: por meio de contação de histórias, uma visita interativa apresenta a transformação do minério de ferro em aço. Após a visita, os alunos participam de uma oficina de pintura.


Série Espetáculos Didáticos: apresentações gratuitas de espetáculos de qualidade para as famílias.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens.

Arte em Família: vivências artísticas e ateliês práticos direcionados às famílias. Um momento de diversão e aprendizado para adultos e crianças.

Conhecendo a Usiminas: visita à Usina de Ipatinga guiada por contação de história com o objetivo de apresentar de maneira criativa o processo de produção do aço. A atividade será seguida de oficina de pintura com agregado siderúrgico.


Projeto de educação ambiental com atividades cujas temáticas se complementam para mostrar como a fauna, o verde e a sustentabilidade fazem parte do DNA da Usiminas. Compõem as atividades do Xerimbabo deste ano: Seminário para Educadores; Conhecendo os Xerimbabos; Conhecendo a Usiminas; Aventura no Viveiro.

Seminário para Educadores: atividade que apresentará os espaços do Viveiro de Mudas da Usiminas, do Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS) e da Usina de Ipatinga como locais e instrumentos pedagógicos de vivências práticas.

Aventura no Viveiro: passeio pelo Viveiro de Mudas da Usiminas, por meio de contação de história, que vai abordar a importância da preservação do meio ambiente.

Conhecendo a Usiminas: visita à área da Usiminas guiada por contação de história com o objetivo de apresentar de maneira criativa o processo de produção do aço. A atividade será seguida de oficina de pintura com agregado siderúrgico.

Conhecendo os Xerimbabos: visitas orientadas e interativas para estudantes sobre educação ambiental, no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus).


Curso de Iniciação à Gestão da Cultura com Ênfase em Diversidade: o curso vai abordar diversos temas relacionados com o objetivo de mostrar várias etapas e vertentes atuais que envolvem a gestão cultural.


Galeria Hideo Kobayashi: a galeria abriga exposições diversas, abertas para comunidade. O espaço oferece visitas guiadas pelos mediadores da equipe da Ação Educativa às exposições em cartaz. As visitas buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Biblioteca Central de Ideias: com acervo de mais de 9 mil títulos o espaço aberto ao público oferece o empréstimo de livros, e acesso à internet para toda a comunidade, tudo isso de forma gratuita.



 :: Centro Cultural Usiminas – Ipatinga

Av. Pedro Linhares Gomes, 3900
Shopping do Vale do Aço
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35160-290
Tel: (31) 3822-2215

 :: Teatro Zélia Olguin –  Ipatinga

Av. Itália, 1890 – Cariru
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35.160-114
Tel.: (31) 3825-1670

 :: Instituto Cultural Usiminas – Belo Horizonte

R. Professor José Vieira de Mendonça, 3011 5º andar – Bairro Engenho Nogueira
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP: 31310-260
Tel: (31) 3499-8921
Fax: (31) 3499-8923

 :: Instituto Cultural Usiminas – São Paulo e Baixada Santista

Usina José Bonifácio de Andrada e Silva
Estrada de Piaçaguera, km 6 – s/n
Vila das Indústrias
Cubatão – São Paulo
CEP: 11573-900
Tel: (13) 3362-2976