Usiminas

Ponto de Partida apresenta “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”

11/10/2017

Espetáculo infantil encerra a programação da 17ª edição do Festival da Criança realizado no Centro Cultural Usiminas

 

Em clima de comemoração do Dia das Crianças, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe nesta quinta-feira (12/10), às 17h, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. O espetáculo infantil encerra a programação da 17ª edição do Festival da Criança.

Na montagem do Grupo Ponto Partida, em cartaz desde 1992, a história é contada por Gnomos doces e engraçados, que levam o faz de conta às últimas consequências. O espetáculo é inspirado na única obra de Jorge Amado, dirigida especialmente para crianças, e já foi apresentado em inúmeras cidades no Brasil, Portugal, Uruguai e Salvador, onde foi assistido pelo próprio Jorge Amado, Zélia Gattai e seus filhos.

O Grupo Ponto de Partida foi fundado em 1980 na cidade de Barbacena (MG) com a proposta de manter suas ações na cidade, sem, no entanto, aceitar os limites da região. Tornou-se, então, uma companhia de repertório itinerante e independente. Com uma linguagem própria e uma dramaturgia bem brasileira, possui 34 espetáculos, que encantam o público por onde se apresentam.

Hoje a companhia de teatro possui 20 profissionais em exercício permanente, é responsável direto pela formação ou o trabalho de 323 pessoas que participam em diversas atividades e projetos, como a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuai. Inaugurou em 2015 a Estação Ponto de Partida, no conjunto arquitetônico que abrigou a Sericícola, segunda fábrica de seda do Brasil.

Festival da Criança

A programação da 17ª edição do Festival da Criança teve início no dia 02 de outubro. Aproximadamente 5.300 crianças, vindas de 32 escolas do Vale do Aço, marcaram presença nos espetáculos “A Máquina do Tempo”, “O Alfaiate Valente” e “Mania de Explicação”. O projeto, que integra o calendário cultural da região, atinge a marca de 63.000 espectadores.

Estes 17 anos de atividades ininterruptas têm contribuído para a ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes, bem como com a formação de público para o teatro. É sempre muito esperado pelas escolas e entidades da região e de outras localidades pela programação diversificada que apresenta ano após ano.

O Festival da Criança é realizado pela jornalista e produtora cultural Marilda Lyra, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas, Panorama Tower Hotel, Ecomov e Associação Cultural Zélia Olguin.

Serviço

11/10

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Horário: 17h

Idade mínima de pagantes: 3 anos

Vendas na bilheteria e site www.eventim.com.br: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal, Mineração Usiminas e Soluções Usiminas)

Mais informações: 31.3822.3031/www.institutoculturalusiminas.com


Categorias: Notícias, Releases