Usiminas

Arraial do Instituto Cultural Usiminas reúne mais de 1.300 pessoas

25/06/2018

Evento foi realizado nessa quarta-feira (20/6) e contou com várias atrações artísticas do Vale do Aço

 

O 1º Arraial do Instituto Cultural Usiminas, realizado na noite dessa quarta-feira (20/6), no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG), foi um sucesso. Durante mais de quatro horas de festa, cerca de 1.300 pessoas prestigiaram o evento e puderam apreciar muita música boa, comidas e bebidas típicas do período junino, apresentações de grupos teatrais e de dança do Vale do Aço, além de um espaço de recreação, reservado para a diversão das crianças. O evento foi realizado pelo Instituto Cultural Usiminas e teve apoio do Shopping Vale do Aço, Colégio São Francisco Xavier, Vale do Aço Destino Turístico, Consul e grupos artísticos da Região. A entrada foi gratuita.

Quem começou a agitar a noite do Arraial do Instituto foi a Orquestra de Câmara do Vale do Aço. Sob a regência do maestro Vinícius Saturnino, os músicos interpretaram composições de cantores nordestinos como Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Gal Costa, Djavan, Dominguinhos, Caetano Veloso, Lenine, Luiz Gonzaga entre outros, canções essas que estavam com arranjos e acordes adaptados para o período junino e fizeram o público dançar. O maestro Vinícius Saturnino destaca a participação da Orquestra na festa. “O Arraial foi um grande sucesso em todos os sentidos. Mais uma vez agradecemos a oportunidade juntamente com o Instituto Cultural Usiminas de nos apresentar para o público do Vale do Aço, que sempre nos prestigia”, aponta.

Aliado a uma boa música, o público degustou todas as bebidas e comidas típicas preparadas por 12 grupos do Vale do Aço: Associação Pró-Cultura de Ipatinga (APROC), Casa do Teatro Perna de Palco, DaMa Espaço Cultural, Espaço Cultural Casa Laboratório, Filó Incubadora Cultural, Fito Cia., Grupo de Voluntários da Usiminas, Hibridus Dança, Instituto Cultural Usiminas, Orquestra de Câmara do Vale do Aço, Projeto Turismo no Vale e Santinhas do Pau Oco.

Além de demonstrar seu talento nos palcos, o ator Diego Martins, do Espaço Cultural Casa Laboratório, estava caracterizado da personagem Lindaurea, do espetáculo “A Comédia das encalhadas – um bolo de casamento” e participou do tradicional “casamento na roça”. Diego mais uma vez demonstrou carisma com o público e ressaltou a organização do Arraial. “Foi uma experiência maravilhosa que nos permitiu um contato mais próximo com o nosso público e uma grande interação da classe artística”, diz o ator.

Quem também marcou presença na apresentação teatral do Arraial e na barraquinha do cachorro quente foi o diretor e ator da Cia. Corpo de Prova, Othon Valgas, que estava caracterizado de Madre Tereza. Ele também destaca a interação dos grupos e associações culturais do Vale do Aço, juntamente com o Instituto Cultural Usiminas, na realização do Arraial. “O evento, como já se esperava, foi um sucesso. Unimos força e fizemos o melhor para o púbico. Tenho certeza que este Arraial será, a partir de agora, permanente no calendário cultural e nas festividades juninas do Vale do Aço”, comemora Othon.

Durante todo Arraial, a animação da festa ficou por conta do mestre de cerimônias Cumpademar (Ademar Pinto), do Armazém da Viola. O estudante Marcos Guilherme enfatiza que a festa estava com um nível elevado, mantendo as tradições do período junino. “Já participei de outras festas relacionadas ao tema e esta do Instituto Cultural Usiminas foi uma das melhores. Comidas, bebidas, músicas, tudo perfeito. Espero que no próximo ano possa se repetir”, aponta.

Dando sequência ao Arraial, o cantor Hyuri Luna e banda, que é um defensor da música caipira e da viola de 10 cordas, encantaram a todos com uma apresentação repleta de música sertaneja de raiz. Teve ainda participação das bailarinas da Academia Olguin, que apresentaram uma quadrilha que encantou a todos os presentes.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a satisfação do Instituto Cultural Usiminas com o sucesso do Arraial. “Após muito planejamento e trabalho, conseguimos realizar em conjunto com todos os parceiros uma festa junina diferente que, com certeza, marcou o Vale do Aço. O Arraial do Instituto Cultural Usiminas foi um sucesso e esperamos que nos próximos anos este evento possa se solidificar no calendário junino da região”, declara a diretora.


Categorias: Notícias, Releases