Usiminas

centro-cultural-2

Localizado em Ipatinga (MG), onde se encontra a planta siderúrgica da Usiminas, o Centro Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado a um shopping center. Está localizado em um terreno de 23 mil m2, com uma área construída de 5,6 mil m2. Sua localização – Rodovia BR 381 Km 206, beneficia e permite fácil acesso, através das vias de escoamento do tráfego que atendem Ipatinga, região e demais localidades do Estado.

O Centro Cultural Usiminas é constituído pelos espaços: Teatro, Foyer, Galeria de Arte Hideo Kobayashi, Biblioteca Central de Ideias e Jardins. Os espaços foram desenvolvidos para satisfazer as expectativas de artistas, produtores e do público em geral.

O complexo possui programação permanente e simultânea em todos os seus espaços, o que contribui para a formação de público e consolida um mercado cultural na região do Vale do Aço. O local é dotado  de  um  moderno e avançado sistema de instalações e equipamentos, que tem como objetivo disponibilizar e promover atividades educativas, artísticas e culturais, de  predominância e projeção  regional, nacional e internacional, destacando a  região  como um polo cultural no estado de Minas Gerais.

teatro2

O Teatro do Centro Cultural Usiminas foi inaugurado em 31 de outubro de 2002 com apresentações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do ator Stênio Garcia, da cantora Sílvia Klein e da Cia. de Dança de Minas Gerais. O espaço, com 724 lugares, foi projetado e construído sob a supervisão de vários consultores especializados e assessoria técnica de empresas renomadas.

O Teatro possui uma programação permanente e de qualidade.  Paulo Autran, Elza Soares, Madeleine Peyroux, Grupo Galpão, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos, Cleide Yaconis e Grupo Corpo são alguns nomes que deixaram por aqui as suas marcas. Cerca de 8 mil pessoas ao mês frequentam o Teatro.

kobayashi

Em 24 de setembro de 1998 foi concluída a primeira etapa das obras do Centro Cultural Usiminas com a inauguração da Galeria de Arte Hideo Kobayashi. Com capacidade para receber cerca de mil pessoas diariamente, a Galeria foi inaugurada com a exposição internacional “Brasil – Japão”, que comemorou os 90 anos da imigração japonesa no Brasil.

O espaço já recebeu grandes exposições como: a retrospectiva do Giramundo Teatro de Bonecos, a coletiva dos artistas plásticos José Alberto Nemer, Fernando Velloso e Mário Zavagli ou “Raridades obras e edições literárias”, com livros raros e edições de luxo do acervo da Biblioteca Luiz de Bessa.

Toda a programação da Galeria tem entrada franca e o espaço fica aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 21h. Os visitantes contam com a orientação dos mediadores da área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas.

biblio2

A Biblioteca Central de Ideias, que está localizada na entrada do Centro Cultural Usiminas, é mais um espaço que promove a interface da cultura e educação de forma descentralizada e acessível.

A Biblioteca foi inaugurada em 28 de abril de 2005 como um presente para a cidade de Ipatinga que, neste mesmo mês, faz aniversário. Hoje o acervo é composto por aproximadamente 9 mil títulos entre arte, literatura, parapsicologia, história, administração, best selleres e outros. Os associados chegam a 13 mil pessoas. A Biblioteca também disponibiliza acesso gratuito à internet.

Para se tornar sócio basta apresentar identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4 atualizada. A Biblioteca funciona de terça a sexta, das 10h às 21h e sábado das 13h às 19h.

Mais informações pelo telefone 31. 3824.3849.

O Foyer do Centro Cultural Usiminas foi inaugurado juntamente com a Galeria Hideo Kobayashi, em 24 de setembro de 1998, antes da conclusão das obras do Teatro do Centro Cultural Usiminas.

O Foyer já recebeu diversos espetáculos de grupos locais, de Minas Gerais e do Brasil. Projetos como Festival da Criança e Ipatinga Live Jazz se apresentaram no espaço.

jardin2

O Jardim interno foi inaugurado em 1998, juntamente com a Galeria Hideo Kobayashi e Foyer. A área recebe vários eventos ao ar livre, como o Circuito Usiminas de Cultura e o tradicional Salão do Livro do Vale do Aço.

O Jardim externo foi inaugurado em 2012 juntamente com o projeto revitalização da entrada do Centro Cultural Usiminas. É um espaço integrado ao estacionamento do Shopping e propicio para eventos abertos, pois é um espaço convidativo e com circulação de pessoas. O Jardim é gramado e está integrado à charmosa entrada do Centro Cultural Usiminas.

ensaio3

A Sala de ensaio foi inaugurada juntamente com o Teatro do Centro Cultural Usiminas, em outubro de 2002. O espaço é mais uma opção para realização de oficinas, palestras e encontros.

O espaço possui barras laterais, espelho, piso emborrachado e é climatizado. Possui as seguintes dimensões: 9,75 x 5,7 e uma área total de 55,5 m².