Usiminas

Presépio Coletivo aberto à visitação

03/12/2018

Comunidade poderá conferir peças em tamanho real feitas com materiais sustentáveis, por artistas e comunidade

 

Está aberta visitação ao Presépio Coletivo do Instituto Usiminas. A obra, feita com a colaboração de artistas e comunidade do Vale do Aço, sob curadoria de Leo Piló, está exposta no Centro Cultural Usiminas, de terça a sábado, das 10h às 21h. Em tamanho natural e feito com papéis e rejeitos descartados pelas indústrias locais, o Presépio fica disponível para visitação até o dia 6 de janeiro de 2019, com entrada gratuita.

A confecção do Presépio contou com a colaboração dos artistas do Vale do Aço Adriane Lima, Assis, Fernanda La Noce, Jaisa Rodrigues de Souza, Magda Libânio, Rita Bordone, Rogério Terra, Rosane Dias, Shirley Maclane, Waldir de Faria Lima, Yoshiko Honda, além do Instituto Ideias. Personagens  tradicionais do Natal, desde Maria, José, o Menino Jesus, os Reis Magos, a Estrela de Belém, pastores e animais, ganharam uma roupagem reciclável surpreendente, além dos pássaros na composição do cenário, criados pelos participantes das oficinas do Arte em Família, realizadas pela Ação Educativa.

Quando o assunto é arte com sustentabilidade, o nome de Leo Piló se destaca no cenário criativo de Minas Gerais. O artista, cujo trabalho transita entre galerias internacionais e galpões de catadores de material reaproveitável, afirma que o processo de produção do Presépio em Ipatinga foi gratificante. “Foi muito bom construir o Presépio gradativamente com a ajuda de tantas mãos e alegria dos participantes. Esperamos que toda a comunidade aprecie este belo presente”, afirmou Leo Piló. 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, frisa que o Presépio Coletivo é um presente para comunidade apresentado e construído com muito carinho. “Esta obra, confeccionada por tantas pessoas, carrega o espírito coletivo do Natal e representa o trabalho do Instituto, que sempre leva arte e cultura comunidade nas mais diversas formas. Convidamos toda a população a visitar o Presépio e se surpreender”, pontua a diretora. 

Tradição

A tradição do Presépio surgiu com São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, no ano de 1223. No lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando relembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas na ocasião do nascimento do Menino Jesus, teve a ideia de pegar argila e montar bonequinhos de barro. Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela. Arrumou tudo em volta do bebê. A iniciativa agradou os moradores da região e rapidamente a ideia espalhou-se por outras partes da Europa e mais tarde pelo mundo, inclusive para o Brasil.

Serviço

2/12 a 6/1/19

Presépio Coletivo Instituto Usiminas

Local: Centro Cultural Usiminas

Visitação de terça a sábado, das 10h às 21h

Entrada gratuita

Mais informações: 31.3822.3031


Categorias: Ação Educativa