Usiminas

Arte em Família atende mais de 250 pessoas em 2017

27/11/2017

Materiais recicláveis se transformaram em peças natalinas sustentáveis na realização do último Arte em Família de 2017. O encontro comandado pelo artista plástico Leo Piló, no último sábado (25/11), no Centro Cultural Usiminas, promoveu uma sensibilização das famílias para o reaproveitamento de materiais recicláveis para deixar a decoração de Natal mais bonita e divertida. Ao todo, 40 pessoas participaram da atividade. Neste ano, o Arte em Família realizou seis encontros, somando um público de 263 pessoas.

Pela primeira vez no Arte em Família, Renata Maria de Alvarenga gostou da experiência de fazer uma atividade artística em família. “Poder tirar um tempo para fazer junto uma atividade divertida e que mexe com a imaginação das crianças é uma oportunidade fantástica”, opinou.

Outras pessoas já frequentam os encontros há vários anos, como a arquiteta Patrícia Lorena. “Participo do Arte em Família há dois anos e gosto muito dessa pausa para diversão em família que ele nos proporciona. O encontro com Leo Piló foi especial, porque além de trabalhar arte deixou uma mensagem importante de preservação ambiental para as crianças”, disse.

Para o artista plástico Leo Piló, encontros como o Arte em Família ajudam a sensibilizar as crianças, que são o futuro da nação. “A iniciativa é muito importante, pois toca as famílias por meio da arte. Estou muito feliz em poder levar a mensagem da importância da reciclagem, conscientizando as famílias sobre a proteção e amor à natureza no seu dia a dia”, comentou.

Retrospectiva Arte em Família 2017

Ao longo do ano, o Arte em Família promoveu atividades com diversas linguagens artísticas para o público (veja fotos abaixo). Em março, a Kakau Art promoveu uma contação de histórias interativa, com o tema “A Importância das Palavras”. Em abril, o Arte em Família celebrou o aniversário de 12 anos da Biblioteca Central de Ideias, com a contação de histórias “As Mil e Uma Noites”, com Adriane Lima.

No mês de maio, a gastronomia entrou em cena com o encontro “Feira em Família”, com Mariana Penna, que abordou a questão do reaproveitamento de alimentos e ensinou as famílias a fazerem sanduíches saudáveis e criativos. 

A programação do segundo semestre começou com a atividade “A Grande Revelação”, com Rodrigo Zeferino, que encantou as famílias com o processo manual de revelação de fotos. Em outubro, o Instituto Ideias ministrou um encontro que divertiu os participantes com a confecção de brinquedos pedagógicos, utilizando restos de MDF e tinta. Fechando o ano em clima de Natal, Leo Piló ministrou a atividade “Enfeites Natalinos”. 

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, comemora mais um ano de realização do Arte em Família, cujo público se renova constantemente. “Encerramos mais uma temporada, com encontros cheios de famílias, novas e já conhecidas, que tem no programa momentos ricos para trabalhar a interação e o desenvolvimento da criatividade. Esperamos receber ainda mais famílias em 2018”, frisa a diretora.

O Arte em Família integra o programa educativo do Instituto Cultural Usiminas e tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Clique aqui e confira a matéria sobre o último Arte em Família, veiculada pela Inter TV dos Vales.

 


Categorias: Ação Educativa